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quarta-feira, 19 de maio de 2010

Curitiba tem o melhor projeto de transporte público do mundo

Nada melhor do que uma boa notícia para começar o ano e deixar os curitibanos satisfeitos. No dia 12 de janeiro, Curitiba foi eleita pelo Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) como a cidade com o melhor projeto de transporte público do mundo, pela implantação da Linha Verde.

É a primeira vez que uma cidade brasileira recebe o prêmio Sustainable Transport Award do Instituto. O prefeito da capital paranaense, Beto Richa, foi até Washington para receber o prêmio. "Mais que um incentivo, este reconhecimento amplia nossas responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável, questão que não será equacionada sem um transporte de massa caracterizado pela excelência de sua qualidade", afirmou Richa em seu discurso de agradecimento, em solenidade no Hotel Hilton, no Centro da capital americana.

O Prêmio Transporte Sustentável é oferecido anualmente aos melhores projetos de transporte público do mundo. É organizado pelo ITDP, dos Estados Unidos, e por uma comissão com mais oito instituições internacionais, entre elas o Centro da ONU para Desenvolvimento Regional.

"A premiação coroa o trabalho de várias gerações de curitibanos na área de transporte urbano, trabalho que teve novo impulso, agora, com a Linha Verde", disse Richa. "Este reconhecimento internacional comprova que Curitiba se mantém como uma referência mundial em soluções urbanas inovadoras", acrescentou o prefeito.

O presidente do Instituto, Enrique Penalosa, afirma que com a Linha Verde, Curitiba dá continuidade a uma tradição de transporte sustentável. “Curitiba é um dos primeiros e melhores exemplos de transporte urbano eficiente e plano de uso de solo com foco na sustentabilidade ambiental", diz Penalosa.

As cidades de Ahmedabad, Johannesburgo, Cali e Guadalajara também foram premiadas, todas por projetos inspirados no sistema curitibano de canaletas exclusivas, que ficou mundialmente conhecido como BRT, do inglês Bus Rapid Transit (Ônibus de Trânsito Rápido).


Linha Verde
A Linha Verde foi implantada na antiga BR 116, que foi transformada em avenida e corredor de transporte. A avenida tem dez faixas de tráfego, incluindo canaletas de uso exclusivo do transporte. As pistas ao lado das canaletas são vias rápidas. As pistas ao lado das rápidas são as locais, para acesso ao comércio e aos bairros. Há duas faixas para estacionamento.

O corredor de transporte da Linha Verde permitiu a implantação de novas linhas de ônibus. A primeira delas foi a Pinheirinho-Centro, com uma redução de 17% no tempo de viagem. Esta linha tem os primeiros ônibus da América Latina a circular apenas com biocombustível à base de soja. O projeto completo prevê 18 km ligando os bairros Pinheirinho e Atuba.

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